Osteoartrite no quadril: procedimento cirúrgico é alternativa para retomar a qualidade de vida do paciente

É provável que, em algum momento da vida, você já tenha ouvido falar da osteoartrite, também conhecida como artrose. Essa doença é caracterizada por atingir as articulações do corpo, desgastando as cartilagens e gerando atrito entre os ossos.

Um dos locais que pode ser afetado por essa patologia é o quadril, tendo como principais sintomas: dores, inchaço e incômodo na hora de sentar. Pensando nisso, a Arthros preparou uma matéria especial com o Dr. Hilton Barros para esclarecer e mostrar as soluções para essa doença que atinge muitas pessoas ao longo dos anos.

De acordo com o médico ortopedista, quando a doença já está em um estado avançado, o procedimento cirúrgico, conhecido por artroplastia total do quadril, torna-se uma alternativa, onde já se tentaram outras medidas não cirúrgicas.

“A prótese total do quadril é realizada com a retirada da parte desgastada do quadril, substituindo por componentes protéicos que variam de acordo com cada paciente”, explicou.

Ainda segundo Hilton, o tipo de prótese escolhida depende da função ou atividade diária que o paciente realiza, como também o formato do osso do corpo. “É importante uma avaliação com um profissional habilitado para estudar a melhor alternativa”, salientou.

O objetivo do procedimento cirúrgico, conforme avaliação médica, é melhorar a dor e, principalmente, resgatar a qualidade de vida da pessoa antes do surgimento do problema.